A CAMERATA FLORIANÓPOLIS

A Camerata Florianópolis foi fundada em 1994 pelo maestro Jeferson Della Rocca e vem desde então atuando ininterruptamente, sempre com significativa participação e relevância na agenda cultural de Santa Catarina. A orquestra figura hoje entre os mais importantes grupos do gênero no Brasil e realiza neste ano de 2017 sua 24ª Temporada de Concertos. Tem como maestro titular Jeferson Della Rocca e a produção executiva de Maria Elita Pereira. 

Gravou doze CDs e dois DVDs, entre os quais: Clássicos com Energia, O Amante do Girassol (de Daniel Lobo), Tributo à Música Popular Brasileira, Edino Krieger (Prêmio Natura Musical), Santa Catarina (composições Alberto Heller e Kleber Alexandre), A Arte do Improviso "In Jazz" e Rock`n Camerata – ao vivo. Gravou trilhas para vídeos institucionais e para o filme Ensaio de Tânia Lamarca.

Além do repertório camerístico, que trouxe grande reconhecimento à orquestra, a Camerata Florianópolis vem se destacando nos últimos anos também pelo trabalho sinfônico, interpretando obras de peso como a integral das Sinfonias e Concertos para Piano e Violino de Beethoven, A Criação de Haydn, Concertos e Sinfonias de Mozart, bem como seu Requiem (numa das parcerias com o Polyphonia Khoros), Missas, Árias, Aberturas de ópera e diversos Concertos. Paralelamente, estreou mais de trinta obras compostas e dedicadas especialmente para a orquestra (com destaque para o concerto Aurora Consurgens e a Sinfonia Terra de Alberto Heller), incentivando assim a composição erudita contemporânea brasileira. Do repertório operístico, participou da montagem das óperas Carmen de Bizet, Cavalleria Rusticana de Mascagni, A Flauta Mágica, As Bodas de Fígaro e O Empresário de Mozart, Rigoletto e La Traviata de Verdi, Elisir D’Amore de Donizzetti, La Serva Padrona de Pergolesi e O Barbeiro de Sevilha de Rossini.

Grupo de grande versatilidade, a Camerata Florianópolis vem se destacando também por sua pesquisa sonora junto a diversos estilos e gêneros musicais. Tem em seu repertório espetáculos como Música Popular Brasileira, Camerata in Jazz (com arranjos e direção de Luiz Gustavo Zago), o espetáculo Rock’n Camerata (com arranjos de Alberto Heller e participação da banda Brasil Papaya Instrumental), sucesso absoluto de público em Florianópolis e Música Eletrônica (em parceria com o ELEKFANTZ). Também tem realizado concertos com importantes artistas brasileiros como Lenine, Toquinho, Daniel e Daniela Mercury, sendo que obteve destaque internacional com seu show em conjunto com o guitarrista Steve Vai na edição 2015 do Rock in Rio

Além do êxito obtido em vários estados brasileiros (como Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais), também no exterior obteve grande reconhecimento em suas turnês pela França, Espanha, Alemanha e Itália. Todo esse intenso trabalho artístico não impediu que, desde sua criação, desse enorme valor às questões sociais: implantou importantes projetos educacionais, como Educando com Música e Música e Cidadania; contribuiu para a democratização do acesso a espetáculos eruditos através do projeto Concertos nas Comunidades e Turnês pelo interior de Santa Catarina. Tais iniciativas vêm contribuindo sobremaneira com a cultura musical no Estado, formando plateias e estimulando a juventude à prática musical.

Entre várias honras recebidos, destacam-se o Prêmio Franklin Cascaes de Cultura da Prefeitura Municipal de Florianópolis (2011), a Medalha Mérito Cultural Cruz e Souza do Governo do Estado de Santa Catarina (2012) e Prêmio Edino Krieger como “Destaque Musical do Ano” da Academia Catarinense de Letras e Artes (2015).

STAFF

PRODUTORA EXECUTIVA Maria Elita Pereira

COORDENADOR DE PALCO Leonardo Boechat

PRESIDENTE Arlete Rosana dos Santos

DESIGNER Mariana Barardi

1/14

Camerata Florianópolis - Tel: 48 3233 2324 / camerata@camerataflorianopolis.com.br

  • Facebook Social Icon

Curta a nossa fanpage do Facebook!

12 de abril 2014

foto Maria Victória