Gilson João Becker

foto: Toia Oliveira

Natural de Florianópolis-SC, iniciou seus estudos de violino em 1997 na Escola de Música Vieira, sob orientação do Maestro Carlos Alberto Angioletti Vieira através do Método Suzuki e participou de diversas edições deste curso de violino ainda jovem no Brasil e no exterior. Desde 2006 realiza aulas particulares de violino, em 2010 lecionou violino na Fundação Franklin Cascaes através de projeto realizado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Em 2009 ingressou no bacharelado em violino pela Universidade do Estado de Santa Catarina sob orientação do Prof. João Eduardo Titton e posteriormente passou a ser orientado pela Prof. Izabela Koenig. Atualmente possui o grau de bacharelado em violino pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Iniciou sua carreira profissional como músico de orquestra pela Orquestra Sinfônica de Florianópolis em 2004. Teve participações em algumas orquestras do estado de Santa Catarina como, Orquestra Sinfônica de Santa Catarina de 2006 a 2011, Orquestra UNISUL desde 2009, Orquestra Filarmônica SCAR de Jaraguá do Sul no ano de 2010, Orquestra de Câmara de Blumenau desde 2011, Camerata Florianópolis desde 2011 e Orquestra UDESC, de 2009 a 2012 sob orientação do Prof. João Eduardo Titton, onde gravou em 2011 um CD com obras de compositores brasileiros e em 2017 realizou apresentações com o coral Vozes de Santa Catarina em Portugal e Itália sob a regência do Maestro Robson Vicente Medeiros.

Com a Orquestra Sinfônica de Santa Catarina, realizou mais de 250 concertos pelo estado de Santa Catarina onde atuou também como solista.

Com a Orquestra de Câmara de Blumenau desde 2011, realizou turnês pelos estados do Paraná e Santa Catarina com um repertorio de danças, tango e música barroca. Nos anos de 2012 até 2017 realizou turnês com o renomado artista Renato Borghetti nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Em 2016 realizou turnês no estado de Santa Catarina com o arcordionista Oscar dos Reis e também com o violonista Yamandu Costa.

Com a Camerata Florianópolis, desde 2011 ate o presente momento, realizou diversas turnês pelo estado de Santa Catarina, apresentando concertos eruditos, de MPB, de música para cinema e Rock In Camerata. Dividiu o palco com diversos artistas de renome nacional como, Lenine, Paulinho Moska, Buchecha, Zeca Baleiro dentre outros. Também participou no Rock In Rio 2015 com o lendário guitarrista americano Steve Vai. Participou de diversas gravações de CD e DVD dos quais foram com Luiz Zago Trio, Expresso Rural, Marley's Live e Dazaranha.

Participou de diversos festivais de música onde realizou masterclasses com os seguintes professores: Norberto Garcia, Simon Bernardini, Marcello Guerchfeld, Paulo Bosisio, Alexander Trostiansky, William Fedkenheuer, Rebecca McFaul, Claudio Cruz, Alejandro Drago, Carmelo de los Santos, Levon Ambartsumian dentre outros. Atualmente realiza aperfeiçoamento técnico com o Prof. Dr. Oliver Yatsugafu, professor da Universidade Federal do Mato Grosso.

Siga a Camerata Florianópolis nas redes sociais e no nosso canal do YouTube

  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social