Iva Giracca

Violinista muito atuante, e muito requisitada para diversas apresentações de músicas que vão desde rock, reggae, mpb, eletrônica a erudita.

Desenvolve um trio com a cantora Carla Domingues e o pianista Marcos Rocha com o recital de música POP, onde além de tocar o violino também atua.

Desenvolve um recital somente de sonatas com o pianista Alberto Heller.

Iva Nunes Giracca iniciou seus estudos no violino aos quatro anos de idade com a professora Maria Wilfried, responsável pela implantação do método Suzuki no Brasil.

 

Graduou-se bacharel em violino no ano de 2001 pela Universidade Federal de Santa Maria sob orientação da professora Yara Quercia Vieira.

 

Participou de masterclasses no Brasil e no exterior com diversos professores nacionais e internacionais, aos quais se destacam Jorge Rizzi (Uruguai-Mexico-Itália), Levon Ambatsumian (Rússia–EUA), Richard Yung (EUA).

 

Integrou desde os 11 anos  a Orquestra Sinfônica de Santa Maria e a partir do ano de 1999, passou a Spalla da orquestra. Com essa orquestra teve uma média de 20 concertos anuais, em diversas cidades do RS. Ministrou desde 1995 aulas de violino no curso Extraordinário da Universidade Federal de Santa Maria até mudar-se para Florianópolis e desde 2005 faz parte do corpo de professores da Camerata Florianópolis. Atualmente e bacharelanda do curso de viola na UDESC tendo como professor orientador Leonardo Piermarti.

É diretora do Quarteto Iva Giracca e integra o grupo Bello Canto, a banda No One Spoke e a Orquestra Camerata Florianópolis sendo spalla desta entre 2006 e 2010 e de 2014 em diante. Com esta orquestra esteve em turnê pela Europa na Espanha, França e Alemanha em 2005, e em 2006 pelo Brasil, tendo se apresentado no Rio de Janeiro na sala Cecília Merieles e recebendo elogios por seu desempenho como spalla e solista nessa ocasião. Ainda com a Camerata Florianópolis tem tido a oportunidade de desenvolver sua ecleticidade musical, tocando diversos estilos musicais com artistas de renome nacional e internacional como Zé Ricardo, Paulinho Moska,  Zeca Baleiro e Lenine.

Gravou diversos CDs e DVDs.

 

Apresentou-se diversas vezes na Beria Mar Norte em espetáculos memoráveis, como o Rock in Camerata, Regge, Musicas pra cinema como solista.

 

Apresentou-se no Rock in Rio 2015 sendo convidada pelo próprio Steve Vai a dividir um solo com ele em uma das músicas.

 

Em diversas oportunidades e solista com a Camerata, tendo apresentado-se dessa forma em SC e RS.

Em 2017 foi convidada novamente a participar do Rock in Rio, desta vez como destaque com a banda Republica.

Siga a Camerata Florianópolis nas redes sociais e no nosso canal do YouTube

  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social