top of page

Juan Rossi

Juan Rossi.jpeg

Reconhecido por sua presença marcante no palco e execução repleta de musicalidade e expressividade, o catarinense Juan Rossi transita por um repertório que vai do Barroco ao Contemporâneo, incorporando uma fusão de leveza e espontaneidade em suas performances através de sua técnica fluida.

Sob a orientação do renomado violinista e concertista internacional Benjamin Schmid, recebeu o título de Mestre das Artes, na categoria de “Violino Solo”, na Universität Mozarteum Salzburg (Áustria),  obtendo nota máxima em seu recital de formatura. 
   
Juan se destaca por sua notável versatilidade atuando como solista, músico de orquestra e camerista. Sua flexibilidade artística vai além dos limites da música clássica, abraçando também trilhas sonoras de filmes e composições contemporâneas, estabelecendo assim uma conexão imediata com uma ampla variedade de ouvintes.

Sua trajetória na Orquestra Municipal de São Paulo ressalta seu talento como músico orquestral, enquanto sua carreira internacional é marcada por uma bem-sucedida turnê na China com o Duo Maxime Chordis, com o contrabaixista Gustavo Fontes, onde demonstrou excelência como músico de câmara.

Dedicado educador e pesquisador, não apenas transmite sua paixão inspiradora para uma nova geração de músicos, mas também desempenha um papel fundamental no apoio a novos compositores e na constante evolução do repertório violinístico. Além disso, contribui significativamente para o resgate de compositores brasileiros, com destaque ao mineiro José Vieira Brandão e aos catarinenses Edino Krieger e Adolpho Mello. Seu compromisso com a educação é evidente, refletido não apenas em sua trajetória como professor nos renomados Instituto Baccarelli e Instituto Fukuda, mas também no seu atual projeto, o desenvolvimento de um método de ensino de violino inovador.

bottom of page