top of page

NOTÍCIAS


ESPECIAL BEATLES, DA CAMERATA FLORIANÓPOLIS, VOLTA AO PALCO DO CIC NO FINAL DO MÊS


A Camerata Florianópolis traz novamente ao palco do CIC o seu Especial Beatles, programa de grande sucesso da orquestra desde 2016, com arranjos exclusivos de Alberto Heller e regência do maestro Jeferson Della Rocca. O show, com sessão única, poderá ser visto no dia 30 de março, no Teatro Ademir Rosa (CIC), às 20h30. A última apresentação no Teatro do CIC foi há um ano.


A novidade desta edição é a estreia de novos artistas na linha de frente do espetáculo, que agora conta com Gustavo Lorenzo (vocal), Isadora Buffon (Vocal), Maurício Peixoto (vocal e violão), Robson Dias (Vocal e baixo), Mateus Schaffer (Guitarra), Richard Bondan (bateria) e Alberto Heller (Piano).


Algumas das músicas mais conhecidas da icônica banda inglesa ganharam uma “roupagem" elegante com os instrumentos eruditos da Camerata Florianópolis, em perfeita harmonia com os elétricos da banda de rock. No repertório aparecem, entre outras, Sgt. Pepper's Lonely Heart Club Band, Hey Jude, Yesterday, Let it Be, Lucy in the Sky with Diamonds, Penny Lane, Hello Goodbye, Help, All You Need is Love e I Want to Hold Your Hand. Nesta edição, estreiam arranjos inéditos de Something e A Day in the life.

A apresentação, produzida por Maria Elita Pereira, conta com o apoio da Claro e deverá a partir de maio circular por cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


Camerata Florianópolis inaugura 30ª temporada de Concertos Clássicos dia 11 de março

A Camerata Florianópolis, com regência do maestro Jeferson Della Rocca, faz a sua abertura oficial da Temporada de Concertos Clássicos, dia 11 de março, no Teatro Ademir Rosa (CIC), às 20h. É uma data especial, de um ano especial, porque marca a 30ª temporada da orquestra. A produção é de Maria Elita Pereira, e os ingressos estão à venda no site Blueticket e na sede da Camerata.


No programa, a abertura para ópera de As Bodas de Fígaro, de Mozart; a 1ª Sinfonia, de Beethoven; e o Concerto para violino e orquestra em mi menor, de Mendelssohn. Leonardo Bock, violinista com carreira internacional, é o solista convidado da noite. “A abertura da temporada de concertos clássicos é sempre emocionante, mas essa ganha um encantamento redobrado porque marca nossa 30ª temporada e, o mais importante, de forma interrupta”, diz o maestro Della Rocca, que fundou a orquestra em janeiro de 1994.


Este espetáculo tem o patrocínio de ENGIE, Supermercados KOCH e CLAMED, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura – Governo Federal.


AS BODAS DE FÍGARO

Na trajetória de autores geniais e na atração que eles exercem sobre gerações, há sempre a velha discussão sobre qual deve ser apontada como a obra-prima. No caso do austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, há quem aposte todas as fichas na ópera As Bodas de Fígaro, que estreou em Viena no dia 1º maio de 1786. Por outro lado, parece haver certa concordância de que As Bodas Fígaro, ópera-bufa, sátira aos costumes da época e que iria encantar o mundo ao longo dos séculos, causou tremendo incômodo na alta sociedade de Viena, incluindo o centro do poder austríaco. Aí, segundo especialistas, a reputação de Mozart começa a ser posta em xeque. A Camerata irá interpretar a abertura da Ópera.


A 1ª SINFONIA DE BEETHOVEN

De Ludwig van Beethoven, basta dizer que é um dos mais influentes músicos de todos os tempos. Não há quem não se emocione com a sua popularíssima 9ª Sinfonia, talvez a obra musical mais famosa de todos os tempos, já interpretada pela Camerata em diversos palcos. Desta vez, no entanto, a orquestra apresenta a 1ª sinfonia do gênio alemão, que estreou em Viena no dia 2 de abril de 1800. De tão inovadora, foi detonada pelos críticos; um deles a chamou de “comédia de costumes”. Apesar da estrutura clássica, ela apresenta diversas modulações, possui quatro movimentos e é relativamente curta.


FELIX MENDELSSOHN

Há pelo menos uma composição do alemão Felix Mendelssohn que qualquer um reconhece nas primeiras notas, e que faz parte da vida e da memória afetiva de milhões de pessoas: A Valsa Nupcial, música incidental composta para Sonho de Uma Noite de Verão. Mendelssohn fez sua primeira apresentação pública com 9 anos e com 15 já tinha no currículo algumas obras. A obra escolhida para a abertura da temporada de concertos da Camerata Florianópolis é o Concerto para violino e orquestra em mi menor, apresentado pela primeira vez em 1809. Levou seis anos para ser concluído e foi organizado na forma clássica de três movimentos, trazendo várias inovações para o gênero, incluindo a entrada antecipada do solista e um encadeamento melódico e harmônico entre os movimentos, tocados sem pausa entre eles.


SOLISTA CONVIDADO

Leonardo Bock, o solista convidado para este espetáculo, já se apresentou em diversas salas de concerto na Alemanha, Estados Unidos, Venezuela, Chile e Brasil. É spalla da Orquestra do Teatro São Pedro, spalla assistente da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e membro da Sphaera Mundi Orquestra e da Vortz Orquestra.


PROGRAMA

- 1ª Sinfonia de Beethoven

- Abertura de As Bodas de Fígaro, de Mozart

- Concerto para violino e orquestra em mi menor, de Felix Mendelssohn


SERVIÇO

O QUÊ? Abertura Oficial da Temporada de Concertos Clássicos da Camerata Florianópolis

ONDE? Teatro Ademir Rosa (CIC), em Florianópolis

QUANDO? 11 de março de 2023, às 20h


De R$30,00 a R$100,00, à venda na Blueticket e na sede da Camerata



A Camerata Florianópolis, dando prosseguimento a sua missão de levar música de qualidade a todas as regiões de Santa Catarina, estará no final do mês no Centro e Meio-Oeste do Estado, apresentando o “Tributo à Música Popular Brasileira”. Com regência do maestro Jeferson Della Rocca e arranjos especiais para orquestra de cordas de Alberto Heller, o espetáculo será no dia 23 em Curitibanos e no dia seguinte, em Capinzal – ambos gratuitos e com início às 20h.

A apresentação conta com o patrocínio da Claro e Tirol, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, e apoio local das prefeituras municipais. Em Curitibanos, será no Núcleo Municipal Teresa Lemos Preto. Em Capinzal, no Centro Educacional Professor Celso Farina. A produção é de Maria Elita Pereira.


UMA DAS MAIS RICAS DO MUNDO

Formado por músicas que marcaram época, o programa traz grandes nomes da nossa música popular brasileira, desde clássicos como Villa Lobos, Ernesto Nazareth, Ary Barroso, Waldir Azevedo, Zequinha de Abreu e Pixinguinha, até Raul Seixas, Chico Buarque, Roberto Carlos, Belchior, Renato Teixeira, Tom Jobim e Milton Nascimento.

O projeto tem quase a mesma idade da Camerata Florianópolis, que em 2024 completará 30 anos. Devido ao sucesso em suas primeiras apresentações, “Tributo à MPB” teve um CD gravado no ano 2000. Presença constante ano a ano na agenda da orquestra, o espetáculo foi escolhido em 2022 para a comemoração dos 96 anos da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis.

Fundador da Camerata, Jeferson Della Rocca explica como surgiu o “Tributo à MPB”.

- Onde termina a música erudita e começa a música popular? Que combinação de elementos faz com que uma música receba a denominação “clássica” ou “popular”? Talvez mais importante que tentar responder a essa pergunta seja vivenciar a música sem tais limitações conceituais, pesquisando as riquíssimas possibilidades que se abrem em um encontro dessas duas correntes. Principalmente em se tratando da música popular brasileira, uma das mais ricas e bem elaboradas do mundo. Foi com este intuito que a Camerata Florianópolis decidiu prestar uma homenagem à MPB. "Todo artista deve ir aonde o povo está." Todo músico se identifica com esta frase de Milton Nascimento, contida na música “Nos Bailes da Vida”. A vida é arte e a arte deve se pôr a serviço da vida. Talvez seja essa a principal lição que a música popular possa dar à música erudita.


PROGRAMA

A Banda

CHICO BUARQUE

Odeon

E. NAZARETH / U. MANGIONE

Romaria

RENATO TEIXEIRA

Música Suave

ROBERTO CARLOS

Carinhoso

PIXINGUINHA / BRAGUINHA

Aquarela do Brasil

ARY BARROSO

Trenzinho Caipira

HEITOR VILLA-LOBOS

Como nossos Pais

BELCHIOR

João e Maria

CHICO BUARQUE

Ovelha Negra

RITA LEE

Luiza

TOM JOBIM

Maluco Beleza

RAUL SEIXAS

Tico-Tico no Fubá

ZEQUINHA DE ABREU

Nos Bailes da Vida / Maria Maria

MILTON NASCIMENTO /

FERNANDO BRANT

Brasileirinho

WALDIR AZEVEDO


SERVIÇO

O QUÊ? Camerata Florianópolis apresenta “Tributo à Música Popular Brasileira”

ONDE? Curitibanos e Capinzal

QUANDO? 23 e 24 de fevereiro de 2023, às 20h

VALOR? Gratuito

Arquivo
bottom of page