top of page

Lançamento do CD A Arte do Improviso "In Jazz"


13 de Setembro - 20h

TEATRO ADEMIR ROSA - CIC

Regência Jeferson Della Rocca

PROGRAMA

Linus & Lucy Vince Guarald

What a Wonderful World Bob Thiele/George Weiss

When I Fall in Love Victor Young/Edward Heyman

Misty Errol Garner Cantaloupe Island Herbie Hancock

Cantaloupe Island Herbie Hancock

Ária da Suite Orquestral n.2 J. S. Bach

Blue Moon Richard Rodgers/Lorenz Hart

Take Five Paul Desmond

Rhapsody in Gershwin Luiz Zago

A Arte do Improviso “in Jazz”

O jazz foi um marco no mundo do início do séc. XX, um fenômeno que revolucionou o fazer musical e a cultura de forma geral: o encontro da música de salão europeia “branca” com o blues e música gospel negra caracteriza o primeiro forte movimento musical que não se encontra mais na Europa, no berço da tradição cultural clássica, mas na América, criando um novo imaginário musical para um tempo de mudanças. É dentro deste espírito de inovação que traçamos “A Arte do Improviso”, revisitando importantes temas de jazz numa perspectiva contemporânea, com piano trio e orquestra em constante interação. Além da Camerata Florianópolis, participam deste trabalho Luiz Zago Trio, que conta com Luiz Zago (piano), Carlos Ribeiro Jr. (contrabaixo acústico) e Rodrigo Paiva (bateria).

Linus & Lucy - Conhecemos este tema no CD Joe Cool´s Blues, de Wynton e Ellis Marsalis, interpretando temas do desenho animado Charlie Brown. O swing e simplicidade do tema são contagiantes, e o solo de violoncelos e violas mostra o swing que as cordas podem oferecer.

What a Wonderful World - A canção de enorme sucesso popularizou o fundamental trompetista Louis Armstrong como crooner junto ao grande público. O otimismo predominante na letra, como de uma criança olhando para o mundo numa alegre perspectiva é marcante e significativo. Esta versão instrumental traz a simplicidade e leveza, tanto nas texturas e sonoridades da orquestra quanto no delicado solo de piano.

When I Fall in Love - O apaixonado personagem aqui não suspira languidamente como em suas versões mais conhecidas. Ele caminha pela calçada pensando em seu amor e estalando os dedos numa manhã ensolarada. No CD o flugelhorn de Walmir Gil aborda o tema ainda de forma lírica, mas plena de swing.

Misty - Esta clássica balada de Errol Garner mostra a grandiosidade da orquestra, desde sua lírica e modulante introdução. O anguloso solo de piano desenvolve com calma o chorus, até entregar gentilmente à orquestra o último A para um arremate lírico antes do grandioso final.

Cantaloupe Island - Ainda nos anos 60 Herbie Hancock vislumbrou os caminhos que o jazz tomaria das décadas seguintes, em terrenos tão diversos quanto o free, o funk, o rock ou a música oriental. O groove funky-jazz apresenta-se intacto, entremeado por contracantos orquestrais, até a exposição final do tema rearmonizado na orquestra, culminando num tutti embalado pelo crescendo das frases finais da bateria.

Ária da Suite Orquestral n.2 - Versão emocionante e emocionada de uma obra tocante. Ao pensar a introdução com a orquestra, foi impossível não começar com a irretocável orquestração original, fonte de inspiração e reverência.

Blue Moon - Mais uma canção alegre e embalada pelo estalar de dedos, desta vez os nossos, literalmente. A irônica introdução traz a orquestra tocando como um violão, fazendo um groove a diversas mãos e cordas, embalando a entrada despreocupada da melodia.

Take Five - Impossível ter um repertório de standards sem pensar neste icônico 5/4. Procuramos levar para o CD uma versão elegante, com o clarinete de Nailor “Proveta” brilhando com maestria entre as diversas texturas propostas pela orquestra e trio. O solo modal faz referência ao álbum Kind of Blue, lançado no mesmo ano desta peça e álbum também fundamental em qualquer discografia de jazz.

Rhapsody in Gershwin - A simples sofisticação do compositor George Gershwin e a popularidade de suas canções encantaram o compositor Maurice Ravel em sua passagem pelos Estados Unidos, que solicitou algumas aulas com o americano. Esse interessante namoro da música clássica com o jazz (que, aliás, é o mote de todo este CD) se revela através da reunião da obra orquestral mais famosa de Gershwin, o Rhapsody in Blue, com temas menos ambiciosos criados para ópera (como Summertime e The Man I Love) e para peças de teatro (Someone to Watch Over me).

Últimas notícias
Arquivo
bottom of page