
A CAMERATA FLORIANÓPOLIS
A Camerata Florianópolis foi fundada em 1994 pelo maestro Jeferson Della Rocca e atua de forma ininterrupta há mais de três décadas, ocupando lugar de destaque na agenda cultural de Santa Catarina e figurando hoje entre as mais importantes orquestras do gênero no Brasil. Desde 1998, conta com a produção executiva de Maria Elita Pereira. Em 2026, a orquestra realiza sua 33ª Temporada de Concertos.
Ao longo de sua trajetória, a Camerata Florianópolis consolidou um trabalho artístico reconhecido pela excelência, versatilidade e capacidade de diálogo com diferentes públicos. Além do repertório camerístico e sinfônico, que lhe rendeu amplo reconhecimento, a orquestra participou da montagem de dez óperas completas e desenvolveu uma intensa pesquisa estética em espetáculos que transitam entre o erudito e o popular.
A Camerata gravou doze CDs e cinco DVDs, incluindo projetos de grande repercussão como Rock’n Camerata – ao vivo, Camerata in Jazz, Tributo à Música Popular Brasileira, Clássicos com Energia, A Arte do Improviso – In Jazz, além das parcerias bem-sucedidas com Dazaranha e Expresso Rural. Também gravou trilhas para vídeos institucionais e para o cinema.
No campo sinfônico, destacou-se pela interpretação de obras de grande relevância, como a integral das Sinfonias e Concertos de Beethoven, A Criação de Haydn, sinfonias, concertos e missas de Mozart, além de seu Requiem, em parceria com o Polyphonia Khoros. Paralelamente, a Camerata Florianópolis estreou mais de trinta obras dedicadas especialmente à orquestra, incentivando a produção da música erudita contemporânea brasileira, com destaque para Aurora Consurgens e a Sinfonia Terra, de Alberto Heller.
No repertório operístico, participou da montagem de títulos como Carmen (Bizet), Cavalleria Rusticana (Mascagni), A Flauta Mágica, As Bodas de Fígaro e O Empresário (Mozart), Rigoletto e La Traviata (Verdi), Elisir d’Amore (Donizetti), La Serva Padrona (Pergolesi) e O Barbeiro de Sevilha (Rossini).
Grupo de grande versatilidade, a Camerata Florianópolis também se destaca por espetáculos que dialogam com diversos gêneros musicais, como Rock’n Camerata, Camerata in Jazz, Música Popular Brasileira e projetos em parceria com a música eletrônica, como o espetáculo realizado com o duo Elekfantz. Ao longo dos anos, realizou concertos com importantes artistas brasileiros, entre eles Lenine, Toquinho, Daniel, Paulinho Moska, Zeca Baleiro e Daniela Mercury, além de alcançar destaque internacional no espetáculo realizado com o guitarrista Steve Vai, no Rock in Rio 2015, com transmissão ao vivo para diversos países.
Além do êxito obtido em turnês por vários estados brasileiros, a Camerata Florianópolis obteve expressivo reconhecimento internacional em apresentações realizadas na França, Espanha, Alemanha e Itália.
Desde sua criação, a orquestra mantém forte compromisso social e educativo, implantando projetos como Educando com Música, Música e Cidadania, Concertos nas Comunidades e turnês pelo interior de Santa Catarina, contribuindo significativamente para a democratização do acesso à música de concerto, a formação de plateia e o estímulo à prática musical entre jovens.
Entre as diversas honrarias recebidas ao longo de sua trajetória, destacam-se o Prêmio Franklin Cascaes de Cultura da Prefeitura Municipal de Florianópolis (2011), a Medalha Mérito Cultural Cruz e Souza do Governo do Estado de Santa Catarina (2012), o Prêmio Edino Krieger – Destaque Musical do Ano da Academia Catarinense de Letras e Artes (2015), a Medalha Emílio Blum da ACIF (2017) e a Medalha Virgílio Várzea de Mérito Cultural da Câmara de Vereadores de Florianópolis (2017).
STAFF:
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO Maria Elita Pereira
PRESIDENTE Arlete Rosana dos Santos
EQUIPE DE PRODUÇÃO Anne Santili, Barbara Caetano, Pablo Assi, Priscilla Galvão, Valter Siqueira
DESIGNER Mariana Barardi
ASSESSORIA DE IMPRENSA Scarduelli Comunicação

foto Maria Victória

foto Maria Victória

foto Maria Victória

foto Maria Victória

foto Maria Victória

foto Maria Victória

foto Maria Victória

foto Maria Victória

