





Um dos mais destacados artistas catarinenses, Jeferson Della Rocca construiu uma carreira de sucesso como maestro de orquestra. É regente da Camerata Florianópolis desde 1994, com a qual realizou mais de 1.400 concertos de câmara e sinfônicos, balés, além da regência e direção artística de 14 óperas. Também conduziu espetáculos de música popular com grandes nomes da MPB, como Ivan Lins, Toquinho, Zeca Baleiro, Lenine, Paulinho Moska, Mart’nália e Daniel.
Realizou turnês por cerca de 160 municípios de Santa Catarina e, em 2015, apresentou-se com a Camerata Florianópolis e o guitarrista Steve Vai na edição daquele ano do Rock in Rio. Também liderou turnês internacionais de sucesso pela Alemanha, França, Espanha e Itália, além de percorrer diversos estados brasileiros.
Estudou regência com Roberto Farias, Ernani Aguiar, Sigfried Engels (Alemanha), Iuri Simonov (Hungria) e fez especialização em Regência Orquestral com Ennio Nicotra, pela Universidade Degli Studi di Milano (Itália). Como violonista, violinista e professor, participou de dezenas de cursos de aperfeiçoamento e congressos em países da América do Sul, Europa, Ásia e Oceania.
Nos anos de 1989 e 1990, teve a oportunidade de estudar com o criador do Método Suzuki, o japonês Shinichi Suzuki, em cursos realizados no Japão e na Austrália.
Nos últimos anos, tem se destacado por seu incansável trabalho em prol da democratização do acesso à música erudita, pelo incentivo à composição contemporânea brasileira — estreando cerca de 70 obras dedicadas à Camerata —, além da gravação de 14 CDs, 6 DVDs, videoclipes, trilhas sonoras e por sua atuação didática e de valorização da arte popular.
Recebeu diversas premiações e homenagens, sendo a mais recente a Comenda de Mérito Cultural Carlos Gomes, no grau de Comendador. Em 2019, foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Florianópolis, concedido pela Câmara Municipal de Florianópolis. É também membro da Academia Catarinense de Letras e Artes.



foto Maria Victória
