top of page

Grandes Mestres da Música Clássica


Camerata Florianópolis inaugura 30ª temporada de Concertos Clássicos dia 11 de março

A Camerata Florianópolis, com regência do maestro Jeferson Della Rocca, faz a sua abertura oficial da Temporada de Concertos Clássicos, dia 11 de março, no Teatro Ademir Rosa (CIC), às 20h. É uma data especial, de um ano especial, porque marca a 30ª temporada da orquestra. A produção é de Maria Elita Pereira, e os ingressos estão à venda no site Blueticket e na sede da Camerata.


No programa, a abertura para ópera de As Bodas de Fígaro, de Mozart; a 1ª Sinfonia, de Beethoven; e o Concerto para violino e orquestra em mi menor, de Mendelssohn. Leonardo Bock, violinista com carreira internacional, é o solista convidado da noite. “A abertura da temporada de concertos clássicos é sempre emocionante, mas essa ganha um encantamento redobrado porque marca nossa 30ª temporada e, o mais importante, de forma interrupta”, diz o maestro Della Rocca, que fundou a orquestra em janeiro de 1994.


Este espetáculo tem o patrocínio de ENGIE, Supermercados KOCH e CLAMED, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura – Governo Federal.


AS BODAS DE FÍGARO

Na trajetória de autores geniais e na atração que eles exercem sobre gerações, há sempre a velha discussão sobre qual deve ser apontada como a obra-prima. No caso do austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, há quem aposte todas as fichas na ópera As Bodas de Fígaro, que estreou em Viena no dia 1º maio de 1786. Por outro lado, parece haver certa concordância de que As Bodas Fígaro, ópera-bufa, sátira aos costumes da época e que iria encantar o mundo ao longo dos séculos, causou tremendo incômodo na alta sociedade de Viena, incluindo o centro do poder austríaco. Aí, segundo especialistas, a reputação de Mozart começa a ser posta em xeque. A Camerata irá interpretar a abertura da Ópera.


A 1ª SINFONIA DE BEETHOVEN

De Ludwig van Beethoven, basta dizer que é um dos mais influentes músicos de todos os tempos. Não há quem não se emocione com a sua popularíssima 9ª Sinfonia, talvez a obra musical mais famosa de todos os tempos, já interpretada pela Camerata em diversos palcos. Desta vez, no entanto, a orquestra apresenta a 1ª sinfonia do gênio alemão, que estreou em Viena no dia 2 de abril de 1800. De tão inovadora, foi detonada pelos críticos; um deles a chamou de “comédia de costumes”. Apesar da estrutura clássica, ela apresenta diversas modulações, possui quatro movimentos e é relativamente curta.


FELIX MENDELSSOHN

Há pelo menos uma composição do alemão Felix Mendelssohn que qualquer um reconhece nas primeiras notas, e que faz parte da vida e da memória afetiva de milhões de pessoas: A Valsa Nupcial, música incidental composta para Sonho de Uma Noite de Verão. Mendelssohn fez sua primeira apresentação pública com 9 anos e com 15 já tinha no currículo algumas obras. A obra escolhida para a abertura da temporada de concertos da Camerata Florianópolis é o Concerto para violino e orquestra em mi menor, apresentado pela primeira vez em 1809. Levou seis anos para ser concluído e foi organizado na forma clássica de três movimentos, trazendo várias inovações para o gênero, incluindo a entrada antecipada do solista e um encadeamento melódico e harmônico entre os movimentos, tocados sem pausa entre eles.


SOLISTA CONVIDADO

Leonardo Bock, o solista convidado para este espetáculo, já se apresentou em diversas salas de concerto na Alemanha, Estados Unidos, Venezuela, Chile e Brasil. É spalla da Orquestra do Teatro São Pedro, spalla assistente da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e membro da Sphaera Mundi Orquestra e da Vortz Orquestra.


PROGRAMA

- 1ª Sinfonia de Beethoven

- Abertura de As Bodas de Fígaro, de Mozart

- Concerto para violino e orquestra em mi menor, de Felix Mendelssohn


SERVIÇO

O QUÊ? Abertura Oficial da Temporada de Concertos Clássicos da Camerata Florianópolis

ONDE? Teatro Ademir Rosa (CIC), em Florianópolis

QUANDO? 11 de março de 2023, às 20h


De R$30,00 a R$100,00, à venda na Blueticket e na sede da Camerata

Comentários


Últimas notícias
Arquivo
bottom of page