Suíte do Ballet Carmen


É com grande satisfação que a Arte.Dança convida, novamente, a Camerata Florianópolis para que juntas apresentem sua versão para uma obra importante e sempre atual, com a participação de bailarinos convidados e o corpo de baile da associação. Trata-se da Suite do Ballet Carmen.


Carmen é uma personagem histórica. Uma heroína, corajosa, livre, contemporânea. A ópera, de Georges Bizet, baseada na novela Carmen, de Prosper Mérimée estreou em 1875 na Ópera Comique de Paris e é uma das mais remontadas até os dias atuais.

Em 1949, Roland Petit estréia sua versão para ballet. Em 1967, Alberto Alonso apresenta uma nova versão, agora com arranjos do músico Rodion Shchedrin, coreografada para a esposa do compositor, a primeira bailarina Maya Plisestskaya (Bolshoi).


Atualmente, diversos coreógrafos se aventuram a criar novas versões, sempre contando a história trágica de Carmen, uma cigana de personalidade única e seu triângulo amoroso com o cabo Don José e o toureiro Escamilo.


Nesta versão, Carmen não é interpretada por apenas uma bailarina, mas por seis delas, o que mostra a diversidade de características e adjetivos que esta personagem carrega. Don José será interpretado pelo bailarino contemporâneo Adilso Machado e Escamilo, o toureiro, pelo bailarino flamenco Danny de Souza. Ao todo, 24 bailarinos estarão em cena. A adaptação e coreografia são de Leticia Gallotti e a regência do Maestro Jeferson Della Rocca.

INGRESSOS AQUI

Últimas notícias
Arquivo